A estratégia do oceano azul: entenda por que é o melhor jeito de vencer os concorrentes.

Conheça a estratégia do Oceano Azul e navegue num mar de oportunidades!

Os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne escreveram, em 2005, o livro intitulado como “A Estratégia do Oceano Azul”. Neste livro, eles ensinam a “detectar e explorar novos mercados, livres de concorrentes”. Assim, o oceano azul é um conceito de negócios que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la.

Mas, como assim? É normal esse questionamento. Porém, a ideia apresentada pelos autores é a de inovar com pesquisa, análise e prática na criação de novos mercados, como forma de gerar uma vantagem competitiva.

Oceano azul x Oceano vermelho

Na metáfora marítima, o oceano azul é um local em que se pode nadar livremente, enquanto mercados já saturados são o “oceano vermelho”, em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes.

O oceano vermelho consiste em grande concorrência e regras setoriais claras. Alguns aspectos dele são:

  • Mercados existentes;
  • Vencer a concorrência;
  • Demanda existente;
  • Compensação Valor x Custo;
  • Baixo Custo ou Diferenciação.

Já no oceano azul não há concorrência, sendo então um mercado inexplorado. Os aspectos deste são:

  • Novos mercados;
  • Concorrência irrelevante;
  • Nova demanda;
  • Quebra do paradigma Valor x Custo;
  • Baixo Custo e Diferenciação.

Dessa forma, a estratégia do oceano azul se caracteriza por explorar mercados até então desconhecidos, onde não é necessário se preocupar com a concorrência.

No oceano vermelho, o foco é superar a concorrência, seja por meio de custo, diferenciação ou enfoque.

“Fuja da competição focando na inovação”

Com isso, a ideia é unir inovação com conhecimento de mercado e se diferenciar com baixos custos, além da criação de uma proposta de valor. Para fazer uma inovação de valor, é necessário uma estratégia que diminua os custos e aumente o valor do produto ou serviço prestado.

Uma das ferramentas apresentadas pelos autores para criar essa estratégia é a matriz das 4 ações. Essa matriz visa reduzir atributos que não sejam tão relevantes, eliminar atributos que não são mais necessários, elevar investindo em atributos que te diferenciam no mercado e criar atributos importantes que ainda não existam no mercado. Assim, é necessário realizar um mapeamento de atributos, fazendo perguntas para entender quais atributos serão necessários.

DIMINUIR, ELIMINAR, ELEVAR E CRIAR.

Após o mapeamento, é criada uma matriz formada por quatro quadrantes: no primeiro quadrante, serão colocados os atributos que devem ser reduzidos; no segundo, os que devem ser eliminados; no terceiro, os que devem ser elevados, e no quarto quadrante, os que devem ser criados.

Ao finalizar toda a criação de sua estratégia do oceano azul, é indispensável que agora você faça o “advogado do diabo” da sua própria estratégia. Dessa forma, você deve fazer perguntas para estressar seu modelo e ter certeza que ele vai dar certo. Você pode fazer as seguintes perguntas:

  • O meu modelo de negócio entrega uma utilidade excepcional para o comprador?
  • O meu preço é acessível pro segmento de clientes que vou atingir?
  • Consigo cumprir minha meta de custos para tentar ser o mais lucrativo possível?
  • Estou encarando as barreiras de adoção dessa estratégia que estou formatando?

Com essas perguntas respondidas, você consegue analisar se sua estratégia foi bem formulada e se será aceita no mercado.

E para quem já tem um negócio em funcionamento no oceano vermelho, de que serve essa estratégia?

Para empresas que já estão estabelecidas no mercado, a estratégia do oceano azul contribui para a inovação dos produtos ou serviços prestados, gerando uma inovação de valor e fazendo com que a empresa saia do mar vermelho da concorrência e navegue tranquilamente em um oceano azul.

Uma dica de ouro para essas empresas é a seguinte: se encontre com seus clientes insatisfeitos. Encontre-os e converse com eles, pois, dessa forma, será possível analisar pontos de melhoria e até mesmo visualizar um mercado inexplorado, vislumbrando um belo horizonte de possibilidades no oceano azul.

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