Público-alvo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Plano de marketing
O pai do marketing, Philip Kotler, define público-alvo como: “possíveis compradores dos produtos das empresas, usuários atuais, pessoas que decidem ou influenciam; indivíduos, grupos, públicos específicos ou o público em geral.”
Conhecido também como Target, público-alvo é um grupo de consumidores com perfil demográfico, comportamental e psicográfico semelhantes, que possuem características em comum que as empresas identificam no mercado e para quem direcionam as estratégias e seus esforços de marketing. Ou seja, esse grupo tem aspectos parecidos, assim como necessidades ou problemas a serem resolvidos em comum.
O público-alvo está diretamente relacionado com os produtos ou serviços que sua empresa vende, ou seja, eles têm interesse no que o seu negócio está oferecendo. Em outras palavras, o público-alvo é aquele grupo que tende a comprar no seu negócio e gerar lucros para sua empresa, é o segmento de mercado que você quer atingir através de seu conteúdo e estratégias de marketing. Assim, quanto mais informações você dispor e puder descobrir do seu público alvo, maiores são aschances de entendê-los melhor, e com isso, criar um relacionamento mais próximo com ele, de modo que consiga criar estratégias assertivas, organizadas, e planejadas.
“O público-alvo exerce uma influência fundamental nas decisões do comunicador, sobre o que, como, onde, quando e para quem dizer.” – Philip Kotler
Por que definir o público-alvo?
“Quem quer agradar todo mundo não agrada ninguém”
Você conhece essa frase? Ela também é válida para o mundo dos negócios, pois ao oferecer seu produto ou serviço para todos, sem especificações, as chances de atingir as pessoas mais interessadas nos serviços de seu empreendimento são diminuídas significativamente e os esforços são desperdiçados.
Aí está a importância de definir um público-alvo, pois quando se tem um público específico, interessado em seu negócio, o número de leads convertidos aumenta, devido a uma estratégia de marketing melhor direcionada.
Dessa forma, definir seu público-alvo otimiza os seus esforços e investimentos e melhora os direcionamentos. Abaixo citamos alguns dos benefícios para sua empresa:
- Campanhas de marketing efetivas;
- Melhor ambientação de loja;
- Otimização de processos, mensagens, e investimentos financeiros;
- Comunicação assertiva e próxima do seu público;
- Proximidade com os consumidores;
- Inovação, pela possibilidade de identificar demandas não atendidas;
- Forte posicionamento de mercado;
- Diferencial de mercado, ao pensar nas necessidades do público;
- Vantagem competitiva.
Mas, como definir meu público-alvo?
É importante lembrar que, para uma boa definição de público-alvo, é necessário que seja feito um estudo de mercado para entender onde se está inserido. Com esse estudo, será possível analisar as tendências sociais, ambientais, culturais e tecnológicas de todo o ambiente, além de outros benefícios para o negócio.
Assim, com a realização do estudo de mercado, é importante analisar o seu negócio, como uma forma de corrigir falhas e encontrar oportunidades no mercado. Após essas análises, você deve criar sua proposta de valor.
Em seguida, é feita a segmentação de mercado, onde é definido características e outras informações do perfil do público, fazendo uma separação destes por segmentos, que dará suporte para a identificação de potenciais consumidores.
A segmentação torna possível selecionar o seu segmento-alvo, onde estará o seu público-alvo. Diante disso, é hora de definir o posicionamento e estratégias da empresa, tendo o público-alvo como foco.
Durante todo esse processo, é importante responder perguntas como:
- Meus produtos/serviços são para pessoas físicas ou jurídicas?
- Qual gênero predominante que pretendo atingir?
- Qual a faixa etária do meu público?
- Onde moram?
- Qual o nível de escolaridade?
- Qual a renda?
- Qual a frequência de consumo?
Essas perguntas dão um norte no momento definir o público-alvo, ajudando a fazer a definição correta.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender a importância de ter um público-alvo. Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Fala com a gente, ficaremos felizes em te ajudar.