Por que a retenção de clientes é mais barata do que a conquista de um novo?
‘Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo’. – Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing
Por que é mais vantajoso fidelizar o cliente?
O que parece mais prático? Gastar rios de dinheiro e energia para atrair e vender a um novo cliente? Ou simplesmente encantar o já conquistado, e tê-lo de volta?
Claro que é mais vantajoso em ganhos, trabalhar a fidelização. Além disso, um cliente satisfeito e feliz indica sua marca, empresa, produtos e serviços organicamente aos seus amigos, familiares, etc.
Portanto, veja algumas ações importantes e que funcionam muito bem nessa estratégia:
- Crie uma experiência única
Uma empresa cria uma experiência única quando consegue alinhar e organizar todos os processos, tornando-os mais completos.
Mc Donald’s e Starbucks, são exemplos muito citados e mostram como o alinhamento dos processos e postura com cliente são fundamentais.
Os consumidores dessas empresas voltam no dia seguinte por vontade própria, pois consideraram aquela experiência diferenciada. Baseado nessa ideia, construa o mesmo dentro do que sua empresa oferece.
- Construa valor na sua oferta
O valor em uma oferta acontece quando você prova ao cliente que sua oferta é melhor em qualidade.
Produtos e serviços que transmitem segurança em qualidade, tem o reconhecimento automático dos consumidores. Por exemplo, atendimentos diferenciados, brindes, soluções rápidas e eficazes, entre outras ações são opções no momento de construir a oferta de valor.
- Meça sempre a satisfação do cliente
Existem diversas formas de medir a satisfação do cliente. O método NPS (Net Promoter Score), é bastante eficaz para a entender como está a satisfação da sua carteira de clientes como um todo.
Mas, aqui queremos ressaltar a importância de entender a satisfação do cliente antes e durante o processo de compra, por meio da prestação da entrega do melhor atendimento. Por isso, se existem falhas e melhorias pontuais nos procedimentos e dia a dia, fique atento e meça-os também para solucioná-los.
A satisfação trabalhada em todas as etapas terá um efeito extremamente positivo quando a compra já foi concretizada.
- Esteja presente após a venda
Procure conhecer seu cliente para se fazer presente. Nesse ponto a construção da persona será muito útil. Conhecendo melhor o cliente, será possível trabalhar uma régua de relacionamento efetiva. Por exemplo: datas de aniversário para envio de e-mail marketing, brindes, contato exclusivo para surpreendê-lo e assim por diante.
Dessa forma, estar presente após a venda significa dar o melhor suporte em atendimento ao cliente fazendo-o entender que você está à disposição sempre que ele precisar.
Quer saber mais? entra em contato conosco!