O que não te contaram sobre a previsibilidade no negócio
Tomar decisões é uma atitude necessária, mas também um risco. Quem empreende está mais familiarizado com essa responsabilidade, que exige muita reflexão. Em situações de instabilidade, como o período que estamos vivendo, as escolhas feitas podem levar um negócio ao sucesso ou ao fracasso completo.
A fim de planejar o crescimento da sua empresa e escalar seu desenvolvimento, entender a previsibilidade no negócio permite que essas decisões sejam tomadas de forma mais eficaz. Através de projeções de vendas e crescimento, busca-se a estabilidade da empresa, priorizando atividades relevantes, orientando sua estratégia para o caminho desejado e antecipando-se a problemas que possam surgir. No post de hoje, abordaremos o conceito de previsibilidade e o que você pode fazer para implementá-lo em sua empresa. Acompanhe!
Por que a previsibilidade é importante?
A previsibilidade é uma perspectiva sobre o comportamento da empresa e do mercado dentro de um determinado período. Este período pode ser curto, médio ou longo, a depender dos objetivos que a empresa deseja alcançar. O planejamento de um projeto, especialmente na área de vendas, é feito com o propósito de delimitar os passos necessários e se preparar para os diferentes acontecimentos que podem intervir, superando-os da melhor forma possível… Assim, a previsibilidade do seu negócio envolve:
- Traçar metas realistas e entender se serão alcançadas ao fim de um projeto ou período;
- melhorar a comunicação com colaboradores e parceiros e informar a todas as partes interessadas sobre o resultado previsto, além de ações que podem ser tomadas com base nas informações já disponibilizadas;
- mensurar o impacto de diversas ações implementadas, testando a efetividade das mesmas e dimensionando o crescimento da área;
- identificar pontos de melhoria, lacunas e implementar mudanças, caso os resultados apresentados não correspondam às expectativas, a fim de conquistar os objetivos propostos inicialmente;
- acompanhar, de forma próxima, os resultados alcançados pela equipe, tanto de forma coletiva quanto individual;
- entender o potencial de crescimento de cada área envolvida no projeto;
- analisar quais alternativas podem ser favoráveis no contexto de vendas, considerando promoções e ações estratégicas para aumentar o engajamento dos vendedores com as metas e dos clientes com os produtos ou serviços.
Como ter previsibilidade dentro de um negócio?
Há algumas etapas que podem ser seguidas para conquistar uma maior estabilidade, desenvolvendo e acompanhando métricas para melhorar os resultados da empresa. Primeiramente, é interessante fazer projeções com base no histórico do seu negócio, conhecendo o mercado de atuação, a demanda para o seu produto ou serviço, os concorrentes, etc.
Outra possibilidade é fazer a projeção com base no histórico da empresa, considerando as vendas e os resultados de ações anteriores. Reflita sobre o quanto foi necessário investir para alcançar um determinado resultado, quais os gargalos que prejudicaram as vendas e quais as expectativas do mercado para o futuro. Além dessas considerações, elencamos alguns passos que são úteis na implementação de uma estratégia de previsibilidade. São eles:
- Desenvolver metas realistas e um modelo de implementação. A fim de garantir a constância e consistência dos processos, é importante desenhar um plano que se encaixe nos parâmetros de vendas e operações que sua empresa já utiliza, levando em consideração a viabilidade de sua implementação. Assim, deve-se organizar os passos a serem seguidos, de que maneira essas ações serão feitas e delegar responsabilidades para as partes envolvidas, corrigindo todas as atitudes e abordagens que não fizerem sentido com o propósito final.
- Executar esse planejamento utilizando-se de uma boa comunicação com todas as partes envolvidas. Muitas parcerias só são firmadas quando há algum nível de previsibilidade sobre os resultados a serem alcançados; assim, ela abre espaço para uma comunicação mais eficaz e clara, expondo as oportunidades da empresa e dando espaço para que os envolvidos contribuam com suas ideias. Essa etapa serve para alinhar as expectativas e atribuições, ampliar e facilitar a comunicação na equipe e minimizar as possibilidades de erros, evitando que, ao fim do processo, a equipe se encontre frustrada por não ter conquistado seus objetivos iniciais.
- Utilizar ferramentas para desenvolver e implementar a análise de previsibilidade, como por exemplo:
- Análise SWOT: considera as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu negócio, possibilitando a implementação de um plano de ação que valorize seus pontos fortes e supra as lacunas que sua empresa possui, ampliando sua vantagem competitiva no mercado.
- Ciclo PDCA: tem como base o planejamento através da definição do problema a ser resolvido, a implementação de medidas para resolver esse problema, a conferência de resultados após uma análise de dados e a ação decorrente a partir dessas abordagens, seja o registro de resultados, a comunicação sobre alterações, etc.
- BPM – Gerenciamento de Processos de Negócio: são práticas que otimizam processos, minimizando falhas e erros em atividades rotineiras de forma a aperfeiçoar o funcionamento das empresas.
- SMART: essa metodologia permite estruturar as metas considerando se elas são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
- Registrar os dados coletados e analisar as informações obtidas. Essa é uma etapa fundamental para obter informações práticas e tornar a previsibilidade do seu negócio um objetivo possível, ampliando a confiabilidade da empresa. Para isso, é importante refletir a partir de onde serão coletadas essas informações, qual o objetivo com essa coleta, se os dados são verídicos, etc. Isso levará a uma maior compreensão do processo na totalidade, entendendo de forma aprofundada as oportunidades e consequências das suas atitudes, tornando, assim, a previsibilidade uma forma de alcançar as suas expectativas em relação ao seu negócio.
- Criar um relatório. Ao reunir as informações coletadas, você terá mais opções do que pode realizar para implementar os ajustes necessários e mais dados para tomar as melhores e mais seguras decisões. Esta também é uma oportunidade para, caso ainda não o tenha feito, segmentar seu público alvo, oferecendo uma abordagem e um atendimento mais direcionados e personalizados. Além disso, essas informações servirão como apoio para mudanças a serem realizadas, que podem consistir em ajustes ou testes para novas estratégias.
Como a previsibilidade pode ser implementada e trazer benefícios à minha empresa?
Podemos começar citando a relevância de treinar os funcionários, pois capacitá-los é uma etapa chave para torná-los aptos a lidar com qualquer tipo de situação. Funcionários bem instruídos possuem sentimento de dono, o que permite que se apropriem da estratégia de vendas e se dediquem com os recursos necessários para alcançar os objetivos propostos, identificando oportunidades para ampliar o crescimento da empresa.
Alinhar as expectativas e as metas entre toda a equipe também é fundamental. Essas metas precisam ser realistas e alcançáveis, pois elas orientarão sua empresa rumo ao crescimento. Isso facilita a identificação de oportunidades, fazendo com que todos fiquem mais atentos aos momentos em que é mais fácil ou viável realizar as vendas, obtendo uma visão mais global do mercado.
É muito importante, também, estar atento às crises e, sempre que possível, antecipar-se a elas, evitando prejuízos financeiros. Esse é um dos principais benefícios da previsibilidade, e ela oferece ferramentas para lidar com esses momentos de forma a minimizar as perdas, evitando a falência da empresa. Além disso, monitorar a inadimplência também se faz necessário: ficar atento ao fluxo de caixa e administrar os riscos facilitam a previsibilidade, o que, ajuda a empresa a tomar decisões de forma otimizada.
Infelizmente, algumas situações são inevitáveis. Por isso, é necessário estar preparado para uma possível perda – de clientes, de fornecedores, de vendas, de lucro, antecipando-se a essas situações e tomando medidas para contorná-las, evitando decisões precipitadas e pouco racionais no calor do momento que podem prejudicar gravemente o seu negócio. Quanto maior a estabilidade e constância nas diferentes áreas da empresa, maior é a previsibilidade que se pode obter. Todavia, apesar de ser fundamental construir uma previsibilidade interna, ela também é influenciada pelas circunstâncias externas, como o contexto econômico, político e social.