7 Tipos de Planejamento que estão dando o que falar
O planejamento é algo indispensável para o bom funcionamento de um negócio, sem contar que ele norteia os caminhos que a empresa deve seguir para se manter competitiva no mercado e alcançar bons resultados. O planejamento estratégico é um dos mais comuns, a partir de uma análise profunda da empresa é possível fazer possíveis cenários futuros, definir metas para alcançar os objetivos estratégicos.
Ter um planejamento bem definido ajuda a organização a aumentar suas chances de sucesso, possibilita tomar decisões baseados em dados e ter um planejamento mais assertivo, vantagem competitiva e capacidade de agir rapidamente a cenários desfavoráveis.
Como já falamos da importância de ter um planejamento e de seus benefícios, agora vamos abordar os tipos de planejamento que você pode implementar na sua empresa, eles se dividem em 3 classificações, são eles: Nível de organização, De acordo com a profundidade e Pela abordagem.
No nível de Organização temos o planejamento estratégico e o planejamento Tático.
1. Planejamento Estratégico: Se refere a uma visão geral do negócio de médio e longo prazo, ele auxilia que a empresa trace os caminhos para alcançar seus objetivos. Além disso, ajuda com que a empresa caminhe para o crescimento de maneira sustentável e assertiva.
2. Planejamento Tático: É responsável por criar metas e condições para que ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas, pois ajuda a transformar o planejamento estratégico em ações para atingir os objetivos.
De acordo com a profundidade temos a renovação estratégica, atualização estratégica e replanejamento estratégico.
3. Renovação estratégica: Esse planejamento é o mais indicado em casos onde o planejamento original não conseguiu ser seguido pela organização devido há imprevistos ou fatores externos que trouxeram impacto negativo para o negócio. Dessa forma é feito um novo documento contendo o cenário atual e fazendo as correções necessárias, essa renovação ocorre de forma emergencial, por isso é preciso ter uma atenção redobrada aos fatores que levaram a renovação do planejamento.
4. Atualização Estratégica: A atualização consiste em fazer pequenos ajustes para melhorar o que já está em prática.
5. Replanejamento estratégico: O principal objetivo do replanejamento é fazer um novo planejamento a partir dos objetivos, ou seja, não há uma mudança dos objetivos, eles são o ponto de partida para traçar uma nova estratégia. Além disso, os resultados podem ser significativos ou não, o que vai determinar o fator de sucesso ou não são os meios e ações que serão colocados em práticas para alcançar os objetivos definidos.
Pela abordagem temos tradicional e contemporânea.
6. Tradicional: Esse tipo de metodologia costuma apenas em problemas atuais e futuros, sem levar em consideração os fatores externos que podem trazer impacto para o negócio como competitividade e autoridade do negócio. Por isso, é fundamental não apenas se basear nos fatores internos da empresa, mas também levar em consideração os fatores externos. Como não gera uma análise detalhada opte por outro tipo de planejamento.
7. Contemporânea: O uso de metodologias contemporâneas traz aspectos detalhados sobre o funcionamento da organização, pois passaram a atualizar os princípios do Design Thinking que é uma metodologia que utiliza o jeito de pensar dos designers para construir soluções inovadoras, assim traz fatores detalhados sobre o negócio visando proporcionar uma construção estratégica mais assertiva e competitiva.