Financiamento de capital: tudo o que você precisa saber!
O capital é um recurso que pode ser utilizado para uma finalidade definida no negócio, por isso é importante que a empresa tenha um planejamento detalhado, pois é mais fácil identificar quais serão os gastos e investimentos da empresa e também quanto de recurso a empresa precisa para se manter ou caso precise recorrer a um financiamento de capital, qual o valor necessário e qual fonte de recurso irá recorrer.
Quando a empresa decide financiar recurso, antes de tudo é preciso fazer uma análise de como está a situação da empresa e se ela tem condições de adquirir uma obrigações com terceiros. Depois da análise, é necessário fazer uma busca detalhada das alternativas disponíveis, condições de pagamentos, taxas de juros e outros aspectos, devem ser considerados pelo menos 3 alternativas de bancos ou instituições financeiras especializadas em financiamentos, assim será feita um estudo e escolher a melhor opção para o negócio.
No estudo deve ser levado em consideração tudo o que pode vir afetar o negócio, e consequentemente pode também afetar seu compromisso com a instituição financeira e até mesmo pode levar o negócio a falência.
Por isso, trouxemos 2 tipos de Financiamento de Capital:
Auto financiamento
Essa alternativa consiste quando os indivíduos decidem investir do seu próprio dinheiro e aplicar na empresa. Esse recurso pode ser através da venda de bens patrimoniais ou reservas de investimentos, é necessário avaliar se o dinheiro terá o retorno pretendido para que não haja dor de cabeça.
Financiamento com terceiros
Esse tipo de situação acontece quando o individuo vai em busca de instituições financeiras ou bancos para conseguir o recurso desejado para ser aplicado no negócio. Porém vale ressaltar a importância de se atentar às modalidades oferecidas pelos terceiros, ou seja, prazos e taxas de juros, além disso, é fundamental formalizar através de contrato para evitar problemas.