Analise de investimento: Aprenda a dar passos seguros
Para se dar um passo é muito importante que se observe onde pisar, afinal, um passo em falso poderá acarretar em graves consequências. Podemos usar essa analogia quando formos realizar algo investimento, com o nosso tão suado dinheiro, pra isso é importante analisarmos bem todas as oportunidades disponíveis.
Nesse post estaremos apresentando 4 ferramentas bem simples e acessíveis que vão permitir que você possa dar o próximo passo com mais segurança e confiança!
-
Payback Simples.
A primeira ferramenta que vamos apresentar é a ferramenta Payback, essa ferramenta pode ser usada tanto em sua forma simples quanto em sua forma descontada.
O cálculo do payback serve para descobrir o tempo que aquele investimento levará para se pagar, um exemplo prático é:
Na tabela temos um investimento inicial de 30 mil reais, a ideia do payback é que vamos subtraindo do fluxo de caixa até o saldo chegar a 0. Nesse exemplo o investidor conseguiu recuperar seu dinheiro entre o 3º e o 4º ano.
Embora tenha se como vantagem a simplicidade, também se tem. O payback simples tem como limitação não considerar a perca do valor do dinheiro através do tempo.
-
Payback descontado.
O cálculo do payback descontado embora também muito simples, apresenta um nível de sofisticação maior, para entendê- lo é necessário apresentar outro conceito, que podemos chamar de TMA ou taxa minima de atratividade. A TMA vai ser estimada levando em consideração a inflação, taxa de juros entre outros fatores, uma das principais taxas usadas para se basear é a própria taxa Selic.
Para construirmos o Payback descontado utilizamos a formula:
A tabela mostra que a uma TMA de 6% a.a, o investidor demoraria mais de 4 anos para conseguir seu dinheiro.
-
VPL (Valor presente líquido)
Valor presente líquido, é muito parecido com o payback descontado, mas com funções diferentes. Como falado acima o payback serve pra saber quanto tempo o dinheiro que se investiu é recuperado, já o VPL vai calcular a lucratividade estimada ao valor presente.
Para calcular o VPL, podemos aproveitar a mesma tabela do Payback descontado é apenas fazer a soma dos valores atualizados:
-
TIR ( TAXA INTERNA DE RETORNO)
TIR: a taxa interna de retorno é a taxa de atratividade que vai fazer o VPL se iguale a 0. Não existe uma fórmula matemática para TIR, mas ela pode ser calculada através do excel usando o comando: “ =tir” e selecionando os valores nominais do fluxo de caixa.
Isso é muito importante pra saber se o investimento é viável, pois se
TMA= TIR : o investimento se paga.
TMA > TIR: O investimento não se mostra viável.
TMA < TIR: O Investimento se mostra viável
No caso da tabela, TMA> TIR, o que significa que o investimento não é viável.