O que Esperar de um Projeto de Consultoria Empresaria?
Com novos desafios no mercado do trabalho, as empresas precisam ser mais competitivos e inovadoras para se manter nesse mercado. Uma forma mais viável de enfrentar tudo isso, é contratar uma empresa de consultoria porque, ela vai montar um projeto de consultoria que poderá solucionar as dores já existente ou então a identificar as oportunidades para inovações e mudanças na sua empresa.
O que é Consultoria Empresarial
Uma consultoria empresarial é um serviço prestado por profissionais especializados em diagnosticar pontos de melhoria de uma empresa e criar planos de ação para que eles sejam resolvidos. Seja nas vendas ou até em processos administrativos burocráticos, um projeto de consultoria busca solucionar as dores já existentes de uma empresa. Ou então, identificar oportunidades para inovações e mudanças. O foco principal é reduzir os custos ou aumentar o faturamento das empresas.
O que é um Projeto de consultoria empresarial
Ela busca solucionar as dores já existentes de uma empresa. Ou então, identificar oportunidades para inovações e mudanças. O foco principal é reduzir os custos ou aumentar o faturamento das empresas.
Para reduzir riscos, são feitos estudos para validar a viabilidade econômica da abertura de uma empresa. Ou estruturar Planos de Negócios para empresas que buscam atender um novo segmento de mercado.
Em projetos de consultoria de gestão empresarial, as empresas clientes normalmente passam por mudanças de processos operacionais e de gestão, atreladas a programas de capacitação que promovem profundas transformações culturais e organizacionais.
Etapas de um projeto de consultoria
Um projeto de consultoria é quebrado em etapas, sendo todas complementares para o resultado final a ser entregue.
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Etapa: Diagnóstico e Alinhamento de Expectativas
Em um primeiro momento, antes mesmo da venda, devemos estar certos de que todos estão na mesma página. Um alinhamento entre o cliente e a consultoria é primordial para que o projeto seja bem-sucedido.
Nas primeiras reuniões a consultoria busca realizar uma imersão na realidade da empresa do cliente. Essa parte é fundamental para um bom entendimento da situação atual, que possibilita o diagnóstico dos potenciais pontos de melhoria.
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Etapa: Criar Planos de Ação
Uma vez identificados os pontos de melhoria de uma empresa, o próximo passo é traçar planos de ação para trabalhar nestes pontos. A equipe responsável pela execução do projeto partirá para o desenvolvimento das soluções.
Nesta etapa várias análises e estudos são feitos, para identificar os melhores planos de ação a serem tomados. A execução destes planos de ação também é priorizada com base no seu impacto, tendo maior prioridade aqueles que geram maior resultado.
Assim, nesses meses de duração do projeto, a consultoria se imerge no cotidiano da empresa, buscando entender a sua realidade e propondo melhorias.
Por exemplo, são criados planos de ação para:
Gerar melhorias nos processos administrativos ou produtivos,
Entender sobre o mercado em que a empresa trabalha,
Elaborar o Planejamento Estratégico para os próximos anos,
Validar a aceitação de um novo produto ou serviço no mercado,
Diminuir o retrabalho e desperdícios de materiais.
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Etapa: Implementação
Vale ressaltar que todas as alterações propostas por um projeto de consultoria empresarial precisam ser implementadas. Devem também ser gerenciadas para validar os resultados gerados pelas mudanças.
Existem duas maneiras de se implementar um projeto: durante a execução, pelos consultores, ou posteriormente pelo próprio cliente.
A implementação durante o projeto é realizada pela própria equipe no decorrer de sua execução, etapa por etapa. Esse serviço aumenta a assertividade da execução, porém estende o período do projeto.
Caso o empresário queira implementar ele mesmo as mudanças, será necessário seguir o Plano de Ação elaborado pelos consultores, combinando com as informações de suporte entregues no final do projeto.