Gestão do conhecimento: como usar a Espiral do Conhecimento
Estamos vivendo em uma sociedade que cada vez mais está sendo bombardeada com muita informação.
Sendo assim, as organizações precisam gerar informações confiáveis e de qualidade para que os colaboradores possam usar. Ao fazerem isso, de forma apropriada, as organizações começam a gestão do conhecimento.
Podemos definir a gestão do conhecimento como o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual.
Esta riqueza ocorre quando uma organização utiliza o conhecimento para criar valor para o cliente com processos mais eficientes e efetivos. Isto tem impacto nos resultados financeiros porque diminui o custo, porque não reinventa a roda, ou porque reduz o tempo do ciclo: obtendo mais rápido o que necessita, entregando mais rápido ao cliente e recebendo mais rápido, o que melhora o fluxo de caixa.
Esta coordenação é conseguida através da criação, compartilhamento e aplicação de conhecimentos tão bem quanto alimentando as valiosas lições aprendidas e melhores práticas para memória corporativa, visando promover a aprendizagem organizacional continuada.
A gestão do conhecimento é um campo em vasta evolução que foi criado pela colisão de diversos outros – recursos humanos, desenvolvimento organizacional, gestão de mudança, tecnologia da informação, gestão da marca e reputação, mensuração e avaliação do desempenho, inteligência competitiva, etc.
Com o uso de ferramentas e metodologias apropriadas, é possível gerenciar e direcionar os ativos intangíveis, criando um ambiente favorável à sua criação, compartilhamento e disseminarão, tornando efetivos os processos de gestão e de tomada de decisão.
Ainda que as organizações implementem sistemas técnicos cada vez mais sofisticados, as pessoas desempenharão um papel de relevância única em todo esse processo.
Entre as principais ferramentas de negócio e de tecnologia que dão apoio à gestão do conhecimento, podemos citar: Intranet, Internet, balanced scorecard, benchmarking, brainstorm, groupware (workgroup e workflow), ERP, GED, CRM, data mining, text mining, inteligência competitiva, agentes inteligentes, data warehouse etc.
Temos como principais objetivos da gestão do conhecimento:
- Compartilhar melhores práticas em gestão;
- Compartilhar melhores práticas em projeto;
- Acelerar a inovação;
- Reduzir silos de informação;
- Mapear o conhecimento;
- Valorizar o capital intelectual
- Reter talentos;
- Mapear as competências individuais;
- Facilitar a contribuição individual;
- Organizar a informação;
- Alinhar a organização; e outros.
Como objetivos empresariais, temos as seguintes abordagens:
- Reter o conhecimento
- Garantir a sustentabilidade da empresa.
- Acelerar a geração de novos conhecimentos.
- Melhorar o processo decisório.
- Reduzir custos e retrabalho.
- Descobrir o capital intelectual já existente na empresa.
- Gerar novas receitas com base na reutilização do capital intelectual existente na empresa.
- Proteger o capital intelectual existente na empresa.
- Servir melhor os clientes.
Outro relacionado com áreas afins, tais como recursos humanos e marketing:
- Acelerar o aprendizado e aumentar o conhecimento dos colaboradores;
- Capturar o conhecimento do cliente;
Enfim, as empresas cada vez mais precisam de organização diferenciada para se tornarem ágeis, competitivas e inovadoras, utilizando ao máximo os seus recursos de capital intelectual que incluem conhecimento humano tácito e o corporativo explícito.