Verifique a viabilidade do seu negócio através de um cálculo da demanda assertivo
A projeção assertiva da demanda por um produto ou serviço que se pretende ofertar é fundamental quando se analisa a viabilidade de um novo empreendimento. Somente a partir dessa projeção é possível prever com segurança a receita e os custos do negócio após a abertura, cruciais na elaboração dos fluxos de caixa futuros que indicarão se o empreendimento é viável.
Tão grande quanto a importância do cálculo de demanda é a sua complexidade. Inúmeras variáveis afetam a demanda real por um bem, sendo que várias delas são absolutamente imprevisíveis. Tendo isso em mente, é imprescindível a atenção e cautela do pesquisador para tentar minimizar, ao máximo, os erros da previsão. Outro cuidado a ser tomado, é com os dados utilizados como base para o cálculo. A maioria das informações são obtidas por meio de dados secundários, obtidos em livros, artigos especializados e até mesmo na internet, de modo que é importante buscar sempre fontes confiáveis. Alguns dados podem ainda ser coletados pelo próprio pesquisador, mas sempre com rigor cientifico.
Calculando a Demanda
Há diversas metodologias que podem ser utilizadas para projetar o Market Share de um futuro negócio. Nesse artigo, abordaremos o método de Estratificação Demográfica, que envolve a aplicação de diversas restrições, cada vez maiores, a um universo populacional pré-definido e conhecido. Assim, a cada restrição, o universo populacional vai se reduzindo e chegamos mais perto da demanda real. Entretanto, tal cálculo fornece apenas a demanda inicial do negócio. Em estudos de viabilidade, é interessante prever os custos, receitas e fluxos de caixas de cenários mais longínquos, o que torna necessária a projeção de crescimento da demanda calculada inicialmente.
Projetando seu Crescimento
Uma vez que calculamos a demanda inicial por meio do método de estratificação demográfica, é mais do que natural, que a previsão de crescimento seja também baseada em aspectos de demografia. Sempre consultando fontes confiáveis, deve-se obter uma estimativa do crescimento do universo populacional analisado para os anos considerados na análise de viabilidade. Qualquer mudança quantitativa na população, que seja relevante para o negócio, deve ser incluída, a não ser que não haja dados.
Terminada a projeção de crescimento da demanda é possível elaborar os fluxos de caixa futuros e dar segmento ao Estudo de Viabilidade Econômica.
Um Exemplo
Suponha que você está interessado em abrir, em Maceió-AL, uma loja de cuecas voltadas ao público jovem. Seu público alvo, então, deve ser de jovens entre 16 e 40 anos.
Calculemos a demanda: Inicialmente, obtemos o tamanho da população de Maceió-AL. A partir de dados relativos ao perfil etário (pirâmide etária) identificamos a quantidade de homens entre 16 e 40 anos – esta é a primeira restrição. A partir daí podemos restringir ainda mais. Por exemplo, podemos considerar apenas os bairros próximos à loja, apenas jovens acima de determinado nível de renda e apenas aqueles que de fato usam cueca! Todos esses dados devem ser obtidos, ou através de fontes secundárias ou a partir de pesquisas próprias. Após aplicadas as restrições, a população restante definirá a demanda inicial da loja.
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