Orçamento base zero vs tradicional: descubra as diferenças
O orçamento a base zero consiste em uma estratégia que utiliza a elaboração do planejamento orçamentário para um determinado período de tempo a partir de uma base zerada, por isso, não leva em consideração os históricos anteriores da empresa como receitas, despesas e investimentos de exercícios anteriores.
Ao elaborar esse tipo de orçamento deve-se separar cada departamento da empresa e detalhar os gastos previstos no período, isso garante que o gestor avalie a ocorrência de excessos e quais gastos serão necessários ou não. Assim, através dessa analise minuciosa será possível realocar recursos com base nos objetivos e metas da empresa de maneira estratégica evitando gastos desnecessários e fazer o melhor aproveitamento trazendo vantagens para o negócio.
Conheça as vantagens de aplicar essa metodologia na sua empresa:
- Elimina gastos desnecessários;
- Permite alocação dos recursos de maneira muito mais eficiente;
- Melhora a visão estratégica dos gestores em relação ao negócio em relação à tomada de decisão;
- Melhora a comunicação entre as áreas da organização.
Por outro lado, o orçamento a base zero acaba demandando maior tempo e envolvimento dos gestores das outras áreas da empresa, por isso, acaba gerando a necessidade de maior dedicação de tempo para a elaboração do orçamento.
Já o orçamento tradicional tem sua principal característica em replicar os valores de um determinado período para o próximo, ou seja, faz as projeções baseado em um histórico com os ajustes necessários. Essa projeção é feita com um determinado percentual para todos os grupos que estão no orçamento.
Por isso, é necessário analisar os resultados anteriores e verificar se estão de acordo com os objetivos da empresa, e se necessário fazer os ajustes dos valores orçados, até ficar de acordo com os objetivos e metas que a empresa deseja alcançar em relação a faturamento, custos, despesas e investimentos.
Há algumas vantagens em relação a essa metodologia:
- Maior agilidade e rapidez na elaboração do orçamento;
- Menor tempo gasto para analisar o orçamento;
- Menor envolvimento dos gestores.
O orçamento tradicional também possui algumas desvantagens, tem uma tendência maior de ter projeções superficiais, visto que a análise não é feita de forma detalhada. Além disso, poucas pessoas podem estar de fato envolvidas no projeto e isso reduz o comprometimento com as metas estabelecidas.
Outro fator que pode prejudicar o sucesso do orçamento, é como não tem um detalhamento das informações, os gastos não analisados ficam desalinhados do planejamento estratégico e isso pode contribuir para a ineficiência do orçamento.
É importante conhecer os tipos de orçamento e verificar qual se encaixa melhor na realidade da empresa, visto que os gestores precisam ficar atentos para tentar reduzir as desvantagens para transformar o orçamento financeiro numa ferramenta estratégica de gestão empresarial.
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