Você conhece o inbound recruiting?
Saiba como funciona essa estratégia!
O que é?
Diretamente derivado da estratégia de marketing Inboud, que é popularmente conhecido como marketing por atração, o Inbound Recruiting, que é uma estratégia que une o Marketing e a Gestão de Pessoas segue a mesma linha estratégica, que é atrair, e cativar o interesse, nesse caso, do candidato para que se torne um colaborador.
Quais são os benefícios?
Pode-se dizer que o colaborador é o coração de todo negócio, sem colaboradores a empresa não funciona, e melhor que ter colaboradores, é ter colaboradores que estejam alinhados com a cultura da empresa. O Recruiting por atração fará que profissionais cheguem até seu negócio por alinhamento da cultura, com isso você irá realizar um processo de seleção mais ágil e assertivo, pois entre os benefícios, pode-se citar também que os candidatos chegarão mais preparado para a vaga como também conhecendo a empresa.
Como colocar essas estratégias em prática?
Cada empresa pode adotar ou criar uma estratégia de atração, entretanto iremos te apresentar uma. A estratégia é simples e você pode colocar em prática para realizar seus processos de seleção de novos talentos.
- Atraia novos talentos
- Transforme-os em candidatos
- Nutra-os
- Selecione
- Engaje os talentos
Esses 5 tópicos são estruturados para que você utilize-o como processo de atração, contratação e engajamento.
O processo inicia desde a 1ª etapa, que é a atração desses talentos, que pode ser realizada através de atração por conteúdos produzidos pela empresa, como vídeos informativos ou posts de conteúdo. A primeira etapa tem como principal função, cativar.
A 2ª você irá transformar os talentos que foram atraídos em candidatos, você pode iniciar criando um relacionamento entre os possíveis candidatos com a empresa, sendo uma alternativa coletar algumas informações relevantes quando enviado matérias para os candidatos, assim transformando-os em candidatos reais.
já na 3ª você deve nutri-los com algo mais profundo como conteúdos mais extensos e educativos sobre os produtos ou sobre sua empresa no geral, como podcast’s, artigos e história da empresa.
A 4ª é a contratação do candidato, onde você irá selecionar aqueles candidatos que mais estão alinhados com sua empresa.
5ª são as estratégias para você engajar esses talentos, como por exemplo, integrá-los ao time, motiva-los através de uma política interna que estimule a liderança e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.
Mas antes de tudo, fique atento nas dicas!
Importante que antes de iniciar o processo de recrutamento, você estabeleça o Perfil do Colaborador Ideal, assim, ficará mais fácil e assertivo você atrair seu público alvo.
Recrute de forma educativa, humanizada, acolhedora e cativante. É importante que a experiência do colaborador seja positiva, pois com isso ele se tornará um promotor do seu produto, marca ou empresa.