Pesquisa: Conheça a Pesquisa Eleitoral e a Pesquisa de Mercado

A pesquisa é um processo sistemático que contribui com a construção de conhecimento humano, expondo novas visões e colaborando também com o desenvolver, colaborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, de algum conhecimento pré-existente.

A pesquisa pode ser feita de forma quantitativa, quando o questionário é realizado através de perguntas fechadas, com alternativas de respostas, direcionando os dados ao que se deseja colher. Também pode ser feita de forma qualitativa, com perguntas abertas, permitindo ao respondente expressar totalmente suas opiniões, além de poder ser feita de maneira mista, misturando as duas técnicas.

Neste artigo, você encontrará a descrição de 3 (três) tipos de pesquisas encontradas no mercado e que, você encontrará também, na carta de serviços de nossa empresa.

  • Pesquisa eleitoral:

Pesquisa eleitoral é a indagação feita ao eleitor, em um determinado momento, sobre a sua opção a respeito dos candidatos que concorrem em uma eleição. Os dados colhidos por meio da pesquisa eleitoral são importantes para os veículos que divulgam e para os candidatos, para que possam mensurar se a campanha que estão executando está surtindo efeito ou não.

Vale ressaltar que a pesquisa eleitoral difere-se do censo, já que na pesquisa de censo, é necessário abordar 100% da população, entregando 100% de confiança também, com os resultados. A pesquisa eleitoral é feita em cima de amostras, onde é calculado em cima da margem de confiança, a quantidade de questionários a serem aplicados.

A margem de erro é quem define o nível de confiabilidade da pesquisa e também, a quantidade de pessoas a serem entrevistadas, quanto menor a margem de erro, maior a quantidade de questionários e consequentemente, a quantidade de pessoas envolvidas na pesquisa também será maior.

O método de aplicação varia de aplicador para aplicador, mas em geral, podem ser utilizadas duas formas de aplicação: na casa do entrevistado ou em abordagem na rua. Quando realizado em casa, o pesquisador ditará as perguntas e os entrevistados responderão conforme solicitado, já quando aplicado na rua, será entregue ao entrevistado um folheto com duas questões, uma fechada e outra aberta, que será respondida conforme solicitado.

A amostragem é uma peça fundamental na realização da pesquisa eleitoral, visto que quanto mais representativa ela for, mais precisos serão seus resultados. Um exemplo de como ela pode ser distribuída é da seguinte maneira: em uma cidade que 35% de sua população sejam representados por idosos, a amostra da pesquisa precisará conter o mesmo percentual de idosos respondentes quando finalizada. Além disso, na aplicação da pesquisa também teremos “cidades-chave” que serão pontos estratégicos na busca de respondentes, abordando municípios mais aleatórios.

  • Benefícios da Pesquisa Eleitoral:

A pesquisa eleitoral é um instrumento que beneficia diversas partes, abaixo listamos 5 (cinco) deles:

  1. Os políticos podem acompanhar os resultados de suas campanhas de marketing e redirecionar sua estratégias, caso necessário;
  2. Os aplicadores lucram com sua realização;
  3. Geração de mão de obra com os pesquisadores;
  4. Os eleitores acompanham se seus candidatos estão indo bem estatisticamente, bem como podem definir seu voto; 
  5. Os debates são melhores direcionados em cima dos dados colhidos.

A pesquisa pode influenciar diretamente na escolha de voto dos eleitores, conhecendo mais sobre como ela funciona você pode colaborar de forma efetiva com as respostas e, direcionar melhor seu voto, mas lembre-se sempre de votar com consciência.

  • Pesquisa de Mercado:

A pesquisa de mercado é uma das principais etapas do planejamento e manutenção do negócio. A pesquisa garante o conhecimento sobre fatores importantes para a definição da estratégia e das metas da empresa, como o perfil do público alvo, análise de fornecedores e de estratégias de concorrentes, dimensionamento do mercado, entre outros.

Por meio da pesquisa de mercado, é possível colher dados que permitam a melhoria da qualidade dos produtos, dos processos e do atendimento do negócio. Isso sem falar que também contribui para que a marca seja bem-sucedida e que os gestores conheçam a intenção de compra ou determinados detalhes sobre o seu público.

Quando uma organização deseja lançar um produto ou serviço, uma campanha de marketing ou validar uma mudança em seus processos é imprescindível analisar o mercado de maneira a colher dados valiosos que podem assegurar o sucesso de uma ação ou do negócio como um todo. Em outras palavras, a pesquisa de mercado coleta dados estratégicos, que são usados para tomar decisões mais ágeis e com maiores chances de acerto.

A pesquisa de mercado pode ser feita com dados primários ou dados secundários. Nos dados primários, assim como na pesquisa eleitoral, serão calculados baseados em uma amostra da população do local a ser pesquisado, a quantidade de questionários a serem aplicados. Já com os dados secundários, são buscados nos sites de dados confiáveis (Como SEBRAE, IBGE, etc.) informações que contemplem as lacunas a serem preenchidas pela pesquisa.

É importante ressaltar que nem sempre a pesquisa secundária irá suprir as informações que a empresa deseja, exigindo uma aplicação presencial e vice versa. 

Definido a forma de coleta de dados, é importante definir o público-alvo da pesquisa, quem será diretamente afetado pelos seus produtos/serviços, quem são seus possíveis clientes e seus perfis, quais os hábitos dessas pessoas, etc. Para poder então, construir o questionário e direcionar perguntas que, estrategicamente direcionam as respostas dos entrevistados ao que interessa à empresa.

  • Benefícios da Pesquisa de Mercado

  1. Análise de concorrência;
  2. Expansão do mercado;
  3. Avaliação de um novo produto;

A JRS é referência na realização de pesquisas de mercado no estado de alagoas, se te restarem dúvidas sobre o assunto, entra em contato com a gente para marcarmos uma conversa.

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