Reabertura: 5 dicas que toda empresa deveria seguir para retornar com segurança no pós-pandemia.
Estamos vivenciando uma crise social e econômica com a pandemia de COVID-19. Para nos recuperarmos do impacto sem precedentes na economia mundial, será necessário conhecimento, habilidade e principalmente atitude para enfrentar esse desafio. Nos tempos atuais, gerenciar uma empresa é gerenciar mudanças, ou seja, estar sistematicamente preparado ou se preparando para enfrentar a complexidade problemas atuais e alterações de rumo. Pois, o comércio físico vai ter que se adaptar depois desse longo período de quarentena. É preciso continuar a investir no digital, mas é preciso também investir numa nova experiência de venda, porque o consumidor nunca mais será o mesmo. Diante disso, o consumidor espera encontrar um varejo diferente e mais formas de comprar. Em vista disso, as lojas precisam oferecer algo a mais para o consumidor entrar, porque o consumidor retraído tem medo de se contaminar.
E neste cenário como retomar?
Saiba como aproveitar esse momento para manter o funcionamento saudável da sua empresa, afinal tudo indica que a crise financeira pode perdurar por mais tempo.
1. Saiba quando vale a pena continuar de portas fechadas
Mesmo com a reabertura, pode ser mais lucrativo para alguns negócios continuar de portas fechadas. Pode parecer estranho, mas é só se lembrar dos custos envolvidos e do risco em não contar com tantos clientes no início da abertura. Caso seu negócio possa continuar funcionando de maneira digital, devem ser colocados na balança dois fatores:
- Os custos para reabrir as portas;
- A receita adicional das vendas físicas;
Em alguns casos, o empreendedor pode perceber que a receita adicional por reabrir seu negócio fisicamente não compense os custos adicionais. Por exemplo: Uma loja de roupas, que consiga continuar funcionando com pedidos pelas redes sociais ou e-commerce, pode ter mais lucro ao continuar de maneira virtual do que voltar com a loja física. Claro que para esse raciocínio se aplicar, sua empresa precisa de um modelo de negócios que funcionem por vendas on-line e consiga manter os funcionários com trabalho home-office.
2. Repense sua prateleira com produtos de maior necessidade
Para quem precisa vender fisicamente para continuar funcionando, uma boa dica é repensar os tipos de produtos que compõe sua prateleira. Assim, tenha em mente que os consumidores vão dar preferência aos produtos e serviços de mais necessidade nos próximos meses. Não estou falando apenas de alimentação, mas também de peças que precisam ser trocadas, ferramentas para reparos simples em casa, reposição de roupas etc.
3. Invista em mais opções de entrega
Os aplicativos de Delivery e entrega de comida realizaram uma grande revolução na maneira que as pessoas consomem e recebem os produtos. Mesmo se o seu negócio não é da área de alimentação, vale a pena estudar como participar dos aplicativos de entrega. Pois, muitos clientes ainda não estão 100% a vontade para voltar a circular ou podem ser de grupos de risco, por isso é imprescindível ter a opção de entrega no seu comércio ou loja.
Embora não seja o momento ideal para investir em veículos, é possível contratar entregadores para os mais diversos produtos em aplicativos como Loggi,Rappi e outras empresas de transporte. Além disso, infelizmente os correios estão ficando cada vez mais ultrapassados, uma vez que muitos clientes não querem mais esperar 3 ou 4 dias para receber uma encomenda. Visto isso, os comércios que tenham o diferencial de entrega no mesmo dia, vão conseguir mais clientes e também poderão cobrar um pouco mais pela comodidade.
4. Mostre sua genuína preocupação com a segurança dos clientes
Com um número cada vez maior de casos e óbitos, muitos brasileiros sentiram na pele os piores efeitos da epidemia. Por isso é importante demonstrar a preocupação do seu negócio em proporcionar um ambiente mais seguro no período da pós-pandemia. Algumas atitudes simples podem te ajudar a passar essa mensagem;
- Divulgue fisicamente e nas suas redes todos os cuidados tomados no seu estabelecimento;
- Compartilhe informações confiáveis para prevenção e cuidados com o Covid-19;
- Distribua equipamentos de proteção no seu comércio;
5. Tome cuidado ao tomar crédito no período da pós-pandemia
Muitas medidas foram anunciadas criando mais linha de crédito disponíveis para as pequenas e microempresas. Na prática isso pode significar mais dinheiro disponível para o seu negócio nos bancos, o que não quer dizem que sejam uma boa ideia.
Pois, mesmo com juros mais baixos, é preciso ter uma ideia bem clara de como o dinheiro será usado e como isso vai te ajudar a vender e ganhar mais. Diante disso, os prazos e carências também devem receber uma atenção especial no período pós-pandemia, uma vez que ainda é difícil saber quando o faturamento voltará aos patamares antigos.