Endomarketing: Entenda e engaje seus colaboradores.

 

Você sabe o que é o marketing?

 

O marketing é um dos conceitos de gestão mais falados e usados atualmente no mundo dos negócios. As organizações dos mais diferentes estágios utilizam o conhecimento da área no dia a dia, em especial quando a finalidade é trabalhar estratégias de comunicação e o posicionamento da marca no mercado.

Qual o objetivo do marketing?

 

O objetivo do marketing é entender tão bem o consumidor que ele se torne cliente de uma empresa e nunca mais deixe de ser. Assim,o Marketing bem estruturado é aquele que faz com que o produto se venda praticamente sozinho.

Como ele ocorre?

Em muitas empresas, a área de vendas responde às necessidades do marketing, executando as atividades de venda que fazem parte do ciclo de relacionamento com os clientes. Em outras organizações, o marketing auxilia à área de vendas, atuando nos processos das atividades comerciais.

Mas então, é verdade que o Marketing só tem como objetivo final o cliente e proporcionar o auxílio na tomada de compra e a sua fidelização?

 

Falso, visto que existe o Endomarketing e este pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. Esse visa o olhar crítico institucional buscando uma maior eficiência,pois com colaboradores satisfeitos e comprometidos com a cultura da empresa, é possível construir um negócio sólido e próspero que irá atrair mais clientes.

Por que eu tenho que ter o foco também para a parte interna da empresa?

 

As pessoas que trabalham em sua empresa são o que há de mais importante. Esse é o principal motivo para o Endomarketing ser tão importante  quanto qualquer outra estratégia de marketing. São os colaboradores que gerenciam e comandam a empresa; são eles que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também fazem o produto que gera o lucro. Também são eles que utilizam os insumos e realizam os processos da empresa. Ou seja, quem tem o potencial de reduzir os custos, aumentar a eficiência, melhorar as vendas, fidelizar os clientes e aumentar o lucro final são seus funcionários.

Assim,o Endomarketing tem como finalidade ajudar a criar e desenvolver uma imagem de bom lugar para se trabalhar desenvolver na organização a imagem de emprego dos sonhos para muita gente. Pois, ele será o elo que alinha a comunicação entre a empresa e os seus funcionários por meio de uma comunicação uniforme e que compartilhe com todos a cultura da empresa. Assim, é uma das maneiras mais eficazes para reduzir o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atrair profissionais altamente qualificados para a empresa.

Como eu posso aplicar o endomarketing?

 

Para a implantação do endomarketing é necessário fazer uma pesquisa interna com os colaboradores para que compreenda as maiores necessidades e dificuldades da equipe da sua empresa. Uma vez levantadas essas informações, será a base para as ações de endomarketing. Essas ações precisam trazer o colaborador para cada vez mais perto da empresa, pois os clientes externos só serão conquistados e mantidos pela empresa se os funcionários praticarem um serviço excelente, que ocorrerá se o colaborador estiver satisfeito. Entre as soluções mais comuns de endomarketing, encontramos o treinamento de equipes que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre eles no dia a dia.

Desse modo, o Endomarketing é um esforço feito por uma empresa para melhorar o nível de informação e com isso, estabelecer uma maior aproximação com o seu funcionário.

Para Brum (2000) praticar endomarketing é dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente. 

Qual será o retorno para o meu  investimento ?

 

  1. Equipe mais motivada

Funcionários motivados enchem o peito para elogiar a empresa e reforçar seus atributos e divulgam com paixão seus produtos.Mais do que isso, eles se tornam verdadeiros embaixadores da marca.

  1. Maior rendimento

o foco do endomarketing é manter os colaboradores engajados através de uma série de ações. Isso ocorre porque um funcionário satisfeito se mostra mais motivado para desempenhar sua função.

  1. Maior comprometimento

Quando engajados e alinhados com a cultura da empresa, eles conseguem ver significado naquilo que fazem.

  1. Retenção de talentos

Um funcionário satisfeito com seu ambiente organizacional dificilmente vai querer abandonar seu trabalho..Nesse caso, não estamos falando especificamente de melhores salários. Existem diversas formas de reter talentos no seu time, e as ações de endomarketing são excelentes para isso.

Caso ainda surjam dúvidas sobre os benefícios do endomarketing ativo e de seus benefícios, nós separamos dois cases de empresas sêniors e como a prática do mesmo as fizeram potencializar seus resultados, acompanhe abaixo:

  • Portobello 

A Portobello é uma fabricante de revestimento cerâmicos que  inovou na sua estratégia de endomarketing, com o objetivo de aumentar o engajamento de seus funcionários.Para isso, a empresa apostou no endomarketing para divulgar o plano de carreira da empresa, chamado Programa de Desenvolvimento e Crescimento. Eles desenvolveram histórias em quadrinhos que mostravam o processo de evolução na carreira, assim como um jogo de tabuleiro que ensina as regras da empresa.

  • Brandili  

A Brandili é uma empresa de roupas infantis que através do programa Valeu!, a fabricante estimulou a troca de elogios por boas ações.O projeto teve como meta melhorar o clima organizacional da empresa, assim como diminuiu o número de demissões.

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