Diagnóstico Organizacional: Como identificar os gaps da sua empresa.

Você sabe qual a importância do diagnóstico organizacional?

Sempre que estamos doentes, sentimos dores ou algum incômodo, buscamos no mesmo momento um médico que possa diagnosticar e solucionar o que estamos passando.

Como solução, ele vai receitar um remédio ou utilizar-se de algum outro método que faça com que aquilo que está nos fazendo mal seja curado

Quando falamos de diagnóstico organizacional, o raciocínio é bem semelhante.

Nas organizações, o diagnóstico se manifesta em uma ferramenta que apresenta uma visão ampla, clara específica sobre os diversos aspectos que envolvem o andamento da empresa.

O diagnóstico é um procedimento que objetiva levar à tona dificuldades e oportunidades, permitindo que o gestor tome decisões estratégias mais assertivas. Com a realização de um diagnóstico eficiente, o gestor consegue entender melhor o seu próprio negócio e planejar um caminho que permitirá a conquista de novos e melhores resultados.

Mas afinal, em que áreas ele pode me ajudar?

O diagnóstico consegue atingir diversas áreas, como por exemplo:

Financeiro: Analisa toda a saúde financeira da organização, trabalhando em conjunto com o planejamento da empresa e o controle das atividades econômicas, tendo como base os principais indicadores financeiros da organização. Com a avaliação financeira, o empresário poderá ter controle e ciência do andamento e status de suas informações econômicas.

Marketing e Vendas: Avalia a área de marketing como um todo e todas as atribuições que estão inclusas no setor, olhando para a relação da empresa com seus clientes, como está o posicionamento da marca no mercado e a visão de sua concorrência. Além de, trabalhar estratégias para potencializar as vendas da organização.

Estratégica: Estuda a parte estratégica da empresa, seus objetivos e metas definidos, auxilia a organização na construção de novos objetivos e novas metas além de construir em conjunto um planejamento estratégico coerente com suas necessidades.

Operacional e de pessoas: Observa o engajamento dos colaboradores, o andamento do clima organizacional da empresa, além de identificar e padronizar os processos organizacionais.

Através do estudo desses pontos, a organização conseguirá visualizar quais são seus pontos fortes e em quais outros será preciso demandar um esforço maior para que sejam melhorados, para que como resultado a empresa consiga entregar a sua melhor versão.

Tudo bem, mas qual a relevância da consultoria empresarial nesse processo?

Como gestor e/ou proprietário da empresa, você poderá fazer por conta própria o colhimento das informações necessárias em conjunto com sua equipe e visualizar as próximas ações necessárias. Porém, trabalhar todos estes aspectos e ainda lidar com o funcionamento da empresa demandará muito mais esforço seu e de seus colaboradores, é aí que a visão externa se encaixa.

Para evitar demasiado esforço, é totalmente recomendável que o serviço de diagnóstico seja terceirizado com empresas especializadas no processo e que forneçam um olhar qualificado sobre as dificuldades encontradas. A empresa terceirizada poderá fornecer um olhar imparcial e diferenciado sobre sua empresa, observando aspectos que o time imerso nas atividades poderá não visualizar.

E quais os benefícios que o diagnóstico proporcionará à minha empresa?

Visualizando o que é o diagnóstico empresarial e o por quê que você deve executá-lo em sua empresa, você pode ainda se questionar sobre quais benefícios ele consegue proporcionar, por isso, te trago 4 deles aqui:

  1. Acompanhamento de resultados;

Só e somente realizar o diagnóstico não fará com que sua empresa consiga executar as ações previstas e consiga acompanhar o que foi construído. Por isso, ainda durante o processo e em conjunto com a consultoria, vocês poderão construir planos de ações para que os resultados posteriores as atividades seguidas do diagnóstico sejam mensurados e acompanhados.

Assim, a empresa poderá avaliar a evolução pós implantação.

  1. Visualizar a maturidade da empresa:

Através do diagnóstico o gestor conseguirá identificar em que grau de maturidade sua empresa se encontra. Através desse reconhecimento, a empresa poderá estreitar estratégias mais qualificadas e melhor direcionar os processos realizados diariamente.

  1. Identificar onde se encontra a principal dificuldade e definir quais serão as ações que irão solucioná-las;

O diagnóstico empresarial permite observar exatamente em que aspecto específico a organização está errando, quais processos se estendem ao ponto de atrapalhar seu andamento e, reconhecendo onde se encontra o erro, é possível planejar cada ação para solucionar cada erro encontrado.

  1. Visualizar o mercado e o posicionamento da concorrência.

Durante todo este documento citamos o quão importante é para a organização se conhecer e entender estritamente quais processos precisam otimizar, ou não. Não somente isso, é extremamente interessante para a organização conhecer o mercado que está inserida, qual o posicionamento que as outras empresas de seu ramo estão tomando para definir com quais posicionamentos sua empresa encontrará seu diferencial dentre elas.

 

Então, conseguiu entender o que é o diagnóstico empresarial e como ele se torna indispensável na sua empresa? Entra em contato com a gente, agenda uma conversa que nós podemos te ajudar na execução e solucionar suas dúvidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *