Plano de Comunicação: saiba por que você deveria implantar um na sua empresa
De nada adianta ter os melhores produtos e serviços se seu público não souber disso. Saiba a importância de um bom plano de comunicação e como ele pode ajudar seu negócio.
Você deve ter percebido que a vida de um empreendedor é cheia de planos e estratégias, é o plano de vendas que precisa ser feito, planejamento financeiro pra acompanhar a saúde de suas finanças, o planejamento estratégico que irá guiar praticamente todas as suas ações, ufa!
Mas não se preocupe, você está indo no caminho certo! O mesmo acontece com o plano de comunicação, chega o momento que você deve tirar as ideias do papel e usar os meios mais assertivos para se comunicar com seu público.
Estabelecer uma proposta de valor para seu público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, é por meio de um plano de comunicação que você irá definir como alcançar a estratégia traçada pela empresa, estabelecendo uma comunicação mais assertiva e aproximação com o público-alvo para um melhor posicionamento do seu negócio.
O que é
Um bom plano de comunicação será responsável por promover uma análise da imagem da empresa e por fazer com que funcionários e clientes sejam atingidos e se engajem com as ações de comunicação realizadas pela empresa. Com o plano de comunicação estruturado e estratégias bem definidas, ele será responsável por garantir um direcionamento mais preciso da comunicação, por avaliar o mercado com maior clareza, cativar clientes e funcionários, além de ser fator importante para o aumento da competitividade da empresa.
Benefícios
Um plano de comunicação com objetivos bem definidos pode trazer ótimos resultados para sua empresa, como por exemplo: assertividade na comunicação com funcionários, ampliação do relacionamento com clientes, maior percepção da marca e presença nas mídias sociais, aumento da demandas de clientes, dentre outros.
Como fazer
De início, para elaborar um bom plano de comunicação é essencial que sejam definidas metas de curto, médio e longo prazo. Para lhe ajudar nessa tarefa será necessária uma análise dos ambientes interno e externo da sua empresa, identificando suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Essa avaliação pode ser feita através de uma metodologia já bastante conhecida quando se fala de gestão e planejamento estratégico, chamada análise SWOT.
Outro ponto que merece atenção é, no momento de construir as ações do seu plano de comunicação, definir estrategicamente o orçamento e cronograma de execução de cada tarefa. Para isso, os responsáveis pelas atividades devem ser identificados, bem como os meios necessários para executá-las, além dos recursos que serão utilizados.
Também será necessário determinar as mensagens e meios utilizados para se comunicar com seu público. Aqui deve ser identificado qual conteúdo irá atingir e gerar mais interação com o público-alvo, tendo estratégias muito bem definidas e alinhadas. Sabendo disso, você deverá mapear os meios para se conectar com esse público, pois, dependendo de onde ele se encontra, você saberá qual o melhor canal de comunicação para atingi-lo, se o cliente sente-se mais confortável recebendo uma mensagem por meio das redes sociais ou através de um e-mail, por exemplo.
Toda boa estratégia deve ser acompanhada e medida para saber se está dando certo ou se será necessária realizar alguma ação corretiva. Assim, é fundamental estabelecer indicadores de resultados para seu plano de comunicação. Esses indicadores te ajudarão a avaliar a eficácia do que foi traçado, verificando se as atividades estão dentro do prazo estimado e se estão sendo executadas de acordo com o que foi planejado. Os resultados podem ser medidos através de indicadores que avaliem a satisfação do cliente e percepção da marca, por exemplo.
Conclusão
O plano de comunicação garante que os objetivos traçados pela sua empresa sejam alcançados, sendo uma das estratégias mais importantes para qualquer negócio. Ele diminui os imprevistos que possam surgir no meio do caminho e as chances de erros do plano de ação, reduzindo gastos desnecessários e proporcionando investimentos assertivos, ao mesmo tempo em que assegura que a mensagem irá chegar ao público correto.
Ficou interessado em implantar um plano de comunicação na sua empresa e quer entender mais um pouco sobre posicionamento da sua marca? Entre em contato conosco e será um prazer tirar todas as suas dúvidas.