Os 4 P’s e a construção de uma Estratégia de Marketing
Conheça os 4 P's de marketing e sua importância para a construção de uma estratégia eficiente.
Em qualquer tipo de negócio, seja ele novo, estabelecido, pequeno ou grande o marketing é fator imprescindível para a prospecção de novos clientes e fidelização dos clientes atuais. E esses benefícios só podem ser conseguidos através de um plano de marketing bem elaborado. Esta estratégia deve ser formada a partir de ferramentas que vão dar sustentação e direcionamento de ações que devem ser realizadas visando um objetivo da organização, a mais importante dessas ferramentas é conhecida como os 4 P’s do marketing.
Os 4 P’s formulam de forma precisa informações que vão ditar o posicionamento da empresa perante o mercado, ou seja, por quanto, como e o que a empresa pretende entregar aos seus consumidores.
Quais são os 4 P’s?
Produto
O produto é o que a empresa pretende levar ao mercado, seja ele um bem ou um serviço. Todo negócio já começa com uma proposta, cabe o gestor identificar qual a melhor forma de levar essa proposta ao consumidor. Para isso, deve ser feita uma análise de seus clientes para entender suas preferências, além de verificar na concorrência necessidades e oportunidades.
Preço
A determinação de preços é fator importantíssimo para a saúde financeira da empresa, além do mais é ele quem vai ditar o tipo de público que sua empresa irá alcançar. Empresas com preços mais elevados que as demais no mercado geralmente possuem serviços/produtos com maior valor agregado, atraindo assim clientes com maior poder aquisitivo. Existem também aquelas que optam por ofertar preços mais populares prezando por satisfazer o cliente apenas com o que é esperado para o consumo, agregando menos valor aos seus produtos.
Praça
A praça se refere a como o seu produto vai chegar para consumo do cliente. Seja por um ponto físico, loja online ou distribuição, a empresa deve ter uma logística bem elaborada para entregar ou por a amostra seus produtos ao consumidor. Nessa escolha deve se ter em vista a localização da concorrência e como ela trabalha nesse sentido, os custos que a sua estratégia acarretará e como o seu consumidor se sentirá mais confortável.
Promoção
A escolha da melhor forma de anunciar a empresa é fator de grande importância para atingir os possíveis clientes. Para o melhor desenvolvimento da estratégia de promoção, primeiramente o gestor deve conhecer seu consumidor e assim identificar a melhor formar de se comunicar com ele e promover sua empresa.
Além dos 4 P’s outras ferramentas podem auxiliar bastante na construção de uma estratégia de marketing, como por exemplo a Análise SWOT, um estudo que vai permitir que o gestor analise o ambiente interno e externo da sua organização, visando assim uma melhor construção dos 4 P’s.
Algumas estratégias passaram a acrescentar mais outros 4 P’s a essa ferramenta, são eles: processos, pessoas, presença e produtividade, o que permite que o gestor construa um marketing mais integrado à outras atividades da organização. Estas ferramentas procuram diminuir os erros ao elaborar um plano de marketing visando a construção de uma estratégia que tratá os melhores resultados para a organização.