Cultura: a chave para o sucesso de toda organização
Entenda como a cultura da sua empresa pode impactar nos resultados do seu negócio.
Não importa seu segmento, o tamanho do seu negócio ou tempo de mercado, todas as empresas possuem uma cultura organizacional, mesmo que não esteja instituída em manuais. Mas você deve estar se perguntando o que é cultura organizacional e como ela pode influenciar no seu negócio.
A cultura é tudo aquilo que de algum modo irá influenciar a forma como os indivíduos da organização irão pensar, agir e sentir, sendo o sistema que orienta os hábitos e ações para se alcançar o sonho grande da sua empresa. É através da visão, missão e valores que a cultura de uma organização é inspirada, surgindo, principalmente, a partir da personalidade de seus donos.
Pessoas e cultura
O alinhamento da empresa com seus membros é afetado por três dimensões da cultura organizacional, são eles:
- Símbolos – artefatos que são expostos de forma visível para todos os membros da organização;
- Comportamentos – hábitos regulares dos membros que geram outros comportamentos e impactam na rotina da empresa;
- Mentalidades – atitudes e crenças que são compartilhadas pela maioria das pessoas, mas que são invisíveis.
Assim, a cultura é responsável por criar um senso de identidade aos membros da empresa, o que irá diferenciar o seu negócio dos demais, visto que as pessoas passarão a partilhar dos mesmos valores e condutas, percebendo comportamentos coerentes ou não com o posicionamento da empresa.
Identificando uma cultura que ameaça a empresa
Uma cultura bem enraizada é responsável pela identificação das melhores alternativas para solução de problemas encontrados pela empresa. No entanto, é preciso ter cuidado, pois, a partir do momento em que conflitos não são solucionados e vão, ao longo do tempo, tomando proporções maiores, a cultura organizacional é diretamente afetada e torna-se uma variável que ameaça a perenidade da empresa.
Outro ponto importante é o discurso desalinhado com a prática. Por exemplo, uma empresa que defende determinada bandeira, mas não a segue, não conseguirá se firmar por muito tempo no mercado, visto que as pessoas estão cada vez mais críticas e exigentes. Assim como é o caso da empresa que em seus manuais incentiva a participação e crescimento coletivo, mas adota um modelo de gestão centralizador, autoritário e nada motivador.
Deste modo, a cultura contribui para reduzir as diferenças individuais, prevenindo conflitos internos, fomentando a participação dos membros para o cumprimento das metas estabelecidas pela empresa e garantindo o alinhamento desses profissionais com aquilo que a organização considera ideal.
Torne sua cultura organizacional forte
Assim, para que sua empresa tenha uma cultura bem sucedida é necessário que exista um engajamento de toda a equipe, que ela seja clara e faça sentido para todos. Para alcançar isso, é preciso que os membros sejam apaixonados pelo propósito da organização, que realmente vistam a camisa e tenham a cara da empresa, que haja a promoção de treinamentos, palestras motivacionais e momentos de construção, pois uma cultura organizacional se torna forte a partir do momento que as pessoas passam a representá-la, a entender sua importância e a buscar os objetivos traçados.