O que você não sabia sobre planejamento estratégico!

Planejar estrategicamente uma organização significa definir um método eficaz de utilizar os recursos disponíveis visando atingir alguma finalidade. Isso pode mudar aumentar os resultados da sua empresa!

 O que você não sabia sobre planejamento estratégico

Antes de falar sobre “planejamento estratégico”, você já parou para pensar os conceitos de planejamento estratégia?

Bom, planejamento significa o ato ou efeito de criar um plano para otimizar alcance. Já estratégia, significa plano, método, manobras usadas para alcançar um objetivo ou resultado específico.

Enquanto a estratégia cuida de selecionar os critérios para atingir os resultados desejados, o planejamento toma conta de unir de forma organizada todas as ações e meios pelos quais esse objetivo será alcançado.

Agora percebeu como seus conceitos se completam?

Planejamento e estratégia são pontos que andam juntos, quando o assunto é negócios.

Parece simples não é?

Isso mesmo, não é para ser difícil! Mas atenção, montar um planejamento não é tarefa tão simples quanto parece.

Podemos te ajudar com isso! Ao longo desse texto iremos tratar mais a fundo:

  • O que é um planejamento estratégico?
  • Quais as áreas você deve envolver em um planejamento estratégico?
  • Primeiros passos para montar um planejamento estratégico
  • Quais seus benefícios?
  • Dica JRS

Mas afinal, o que é um Planejamento Estratégico?

Vaughan Evans, um renomado consultor britânico define como “a forma de uma empresa atingir seus objetivos utilizando recursos para obter vantagem competitiva sustentável.”

Então, um planejamento estratégico significa em criar direcionamentos com metas e objetivos bem estabelecidos para que se possa atingir os resultados pré-estabelecidos.

Planejar estrategicamente uma organização significa definir um método eficaz de utilizar os recursos disponíveis visando atingir alguma finalidade.

Não pense que planejamento estratégico é apenas para empresas que já estão consolidadas.

Por ser justamente algo relacionado a alcançar objetivos, montar um plano para saber em qual direção seguir é indicado para empresas de todos os portes!

Mas… Em quais áreas da minha empresa um Planejamento Estratégico se relaciona?

Simplesmente em todas! 

Isso pode ficar mais claro com um exemplo. Supomos que Olivia tem uma loja de roupas femininas, e o principal objetivo de toda loja é aumentar o faturamento em 30% em relação ao ano anterior.

Então, cada área da empresa, comercial, marketing, financeiro, tem objetivos e diretrizes específicas que juntas vão culminar no principal objetivo que é aumentar o faturamento em 30%.

Ou seja, mesmo cada área tendo responsabilidades diferentes elas trabalham juntas para atingir um único objetivo. Por isso que se deve planejar estrategicamente cada parte do negócio.

Primeiros passos para montar um planejamento estratégico!

O conceito de planejamento estratégico por si só não adianta nada se ele não é colocando em prática.

Existem algumas perguntas que você pode fazer para começar a direcionar o pensamento em relação a quais estratégias e ações tomar como base:

  • Qual o grande desafio que a sua companhia está enfrentando?
  • Que tipo de abordagem você deve encarar o desafio?
  • Qual é o conjunto de ações adequadas para chegar ao objetivo?

Para facilitar, separei alguns pontos essenciais para que você monte uma estratégia com foco em resultados!

1 – Defina bem seu público-alvo e sua proposta de valor 

Antes de começar a planejar as estratégias é importante que se entenda qual mercado se deseja atingir e a proposta de valor do negócio.

É necessário ter esses pontos o mais claro possível para toda a empresa, isso servirá de base para sua empresa selecionar os objetivos e um plano de ações efetivo.

Uma ferramenta muito utilizada para estruturar inicialmente o seu negócio é o Business Model Canvas, que uma método de modelagem de negócio bastante interessante. Fica a dica!

Como também algumas técnicas como Análise SWOT pode te ajudar nesse processo.

2- Determine e firme sua identidade organizacional

Nesse momento, você irá tratar um dos pontos mais importantes dentro de uma empresa, o combustível que faz o motor da sua empresa funcionar: Cultura!

 

Quando se define a cultura da empresa, firma a forma como ela quer trabalhar diversos aspectos. Alinhando objetivos e diretrizes com os colaboradores.

Para isso defina:

  • Sua missão:

Que representa a razão de existência e o propósito do negócio, possibilitando a compreensão da atuação da empresa. Por exemplo, aqui na JRS Consultoria nossa missão é transformar pessoas por meio da vivência empresarial, e surpreender clientes através de uma consultoria jovem e inovadora.

  • Sua visão:

É  a descrição do destino esperado, ou seja, o que se deseja atingir futuramente.

  • Seus valores:

Determinam os princípios pelos quais a organização preza e que servem de parâmetro para o comportamento para todos da empresa.

3 –  Elabore seus objetivos estratégicos e defina metas, mas antes estude o ambiente!

Atenção!

É imprescindível entender o posicionamento atual da organização.

Quando se fala em estudar o ambiente é necessário entender os aspectos internos da organização, o que se passa dentro do negócio, e também estudar o ambiente externo, buscando atualizações sobre o cenário de mercado.

Para assim, conhecer de forma mais clara o panorama atual da empresa e a partir daí selecionar os objetivos condizentes com os resultados que se pretende atingir.

Esses objetivos devem ser sempre atingíveis e coerentes com os princípios definidos na identidade organizacional!

Em conjunto com os objetivos estratégicos,  é preciso definir metas claras, não se esquecendo dos indicadores que vão possibilitar o acompanhamento e controle.

4 – Construa o plano de ações

Agora é o principal ponto dentro dos passos para criar um planejamento estratégico.

É a hora em que serão definidas como atingir todos os direcionamentos planejados. Nesse momento, será necessário pensar no que será feito, nos recursos necessários, no cronograma e nos prazos para atingir cada ação.

São as ações que permitem atingir o desenvolvimento pensado!

5 –  Revise!

O mercado está em constante mudança, todos nós sabemos que surgem a todo momento produtos novos, correntes, fornecedores e é preciso se atentar a isso!

Para isso, mantenha a mente aberta para fazer algumas alterações no seu planejamento, caso precise! 

Para resumir e te ajudar, criamos um infográfico sobre algumas etapas do planejamento estratégico:

 planejamento estratégico

Quais seus benefícios?

Depois disso tudo, espera-se que com a execução do planejamento diversos benefícios apareçam, não é mesmo?

Listamos alguns:

  • Identificar a razão da empresa existir; 
  • Visão clara de onde a empresa quer chegar; 
  • Permite um maior entendimento respeito do negócio; 
  • Define ações mais embasadas;
  • Adquire uma postura preventiva e não reativa;
  • Reduz custos e aumenta resultados.

Fazer um bom planejamento estratégico é o primeiro passo para atingir esses benefícios a cima, mas não se esqueça que apenas o planejamento não é garantia de resultado, é preciso arregaçar as mangas e colocar a mão na massa!

Calma! Separamos uma dica especial para você

Um dos maiores desafios na hora de manter a estratégia rodando é avaliar se tudo estar realmente funcionando.

Dai surgiu o Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992, e apresentado, inicialmente, como um modelo de avaliação e performance empresarial. Porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica. O BSC é um sistema que materializa a visão e o crescimento.

O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações:

  • Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia – é necessário criar um consenso sobre o planejamento e seus objetivos;
  • Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas
  • Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas
  • Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico

BSC pode ser a ferramenta que te guiaria para saber se tudo o que foi alinhado estrategicamente estar sendo alcançado.

Muita informação não é mesmo? 

Mas não se preocupe que estamos aqui para te ajudar, qualquer dúvida podemos bater um papo sobre o assunto.

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