Como entender e se antecipar no mercado?

Saiba qual o segredo para entender e se antecipar no seu mercado, e assim poder traçar estratégias de forma fundamentada - Pesquisa de Mercado.

Saiba qual o segredo para entender e se antecipar no seu mercado, e assim poder traçar estratégias de forma fundamentada – Pesquisa de Mercado.

pesquisa de mercado

Postura preventiva e não reativa! É disso que se trata uma boa gestão, é disso que se trata ações embasadas.

Mas o que quer dizer essa frase?

Ter uma postura preventiva nos negócios significa tomar atitudes de forma embasada e inteligente, antecipando possíveis situações e reduzindo incertezas.

Com isso, é possível economizar dinheiro, agregar um diferencial perante a concorrência, entender como está funcionando o mercado e consequentemente aumentar os resultados.

Diferentemente de uma postura reativa, que de forma passiva espera determinada situação ocorrer para assim tomar atitudes. Isso pode implicar uma série de problemas para a sua empresa!

Nesse texto, você entenderá como obter uma postura preventiva nos negócios através de uma Pesquisa de Mercado.

Como é de costume, pegue um café e boa leitura!

Primeiramente, o que é uma Pesquisa de Mercado?

Pesquisa de Mercado é o estudo realizado para coletar informações que possam identificar problemas e oportunidades de melhoria.

É uma ferramenta ideal para traçar estratégias de forma fundamentada, decidindo o melhor caminho a seguir tanto na abertura de novos negócios, quanto na expansão de negócios já consolidados. 

Uma Pesquisa de Mercado orienta o empreendedor a tomar decisões, tendo como base uma analise do mercado. 

Por que fazer uma Pesquisa de Mercado é importante para o meu negócio?

Sabe aquela postura preventiva que falamos no início do texto? É justamente por isso que uma pesquisa mercadológica é importante.

Assim como muitas pessoas pesquisam os preços antes de comprar um produto ou serviço, para conseguir um melhor custo benefício. Os empreendedores também devem fazer pesquisas antes de tomar decisões, para conseguir o melhor resultado.

Por meio de uma pesquisa você conhece mais sobre seus clientes, existe uma grande possibilidade de errar menos na hora de abrir um negócio, já que haverá informações como base, e ajuda a entender as necessidades e identificar problemas.

Situações que é imprescindível fazer uso de uma Pesquisa de Mercado!

Em um ambiente em constante mudança como ter certeza que você está no caminho certo?

A resposta é simples: através de informação. Sabendo da sua importância, separamos uma série de situações que iria agregar muito uma pesquisa de mercado.

Na hora de:

Conhecer o seu consumidor: esse é o ponto chave para o sucesso, não adianta ter o melhor produto se ele é direcionando para o público errado!

Nesse momento você consegue definir o perfil das pessoas que são potenciais consumidores seu produto ou serviço.

Descobrir se o negócio é viável: pesquisas de viabilidade, são de extremo valor para sua empresa, pois, basicamente, vão analisar com o público alvo estabelecido, se eles virariam possíveis clientes do seu negócio. 

Outro ponto interessante, é que você também pode pesquisar a viabilidade de um produto, para saber o que as pessoas acham e se estariam dispostas a comprá-lo. 

Pesquisas de viabilidade são muito recomendadas também quando se tem um viés de estudo sobre a melhor localização para o ponto de venda de seu negócio. Fator determinando para o sucesso ou fracasso da empresa.

Analisar a concorrência: para se diferenciar no mercado é preciso conhecer o mercado! analisar sua concorrência direta e indireta são itens essenciais para tomar atitudes inovadoras. 

Saber a satisfação dos clientes: Todos sabemos que uma empresa só funciona se tiver clientes, por isso que uma Pesquisa de Satisfação é importante, identificar o que estar dando certo e, principalmente, o que estar dando errado, a partir da avaliação dos seus próprios clientes pode ser o que estava faltando para fazer a empresa crescer. 

Conhecer a visão do cliente é considerada uma das melhores estratégias de marketing, pois além de saber realmente o que pode ser melhorado a empresa estabelece um canal de diálogo com os clientes, o que cria um bom relacionamento, fazendo seus clientes se sentirem mais considerados. 

Identificar tendências: por meio de uma pesquisa é possível se adiantar perante o mercado, identificando novas tendências e trazendo soluções modernas nunca antes feitas. 

Atenção!

Se engana quem pensa que Pesquisa de Mercado é apenas para negócios que estão iniciando ou para grandes empresas. 

Não mesmo! Todo negócio, independente do nível de maturidade, deve utilizar dessa ferramenta para tomar decisões! 

Uma pesquisa mercadológica pode abranger diversas situações, nós apenas separamos algumas delas. Identificou que alguma seria interessante para a sua empresa e quer saber mais? Fale com a gente!

Pesquisa Quantitativa e Qualitativa

Após entender e definir qual a situação que será analisada, é necessário, a partir do objetivo que se quer alcançar, estabelecer qual a forma de análise da sua pesquisa.
Deixando claro que uma não anula a outra, muito pelo contrário, obter tanto uma análise quantitativa quanto qualitativa é muito positivo, pois é possível entender de forma mais detalhada, trazendo o máximo de insumos para a sua empresa.

Pesquisa Quantitativa: trabalha com informações estatísticas e mensuráveis em números. Quantifica os dados para responder um questionamento, um problema de pesquisa.

São utilizadas em situações nas quais você pretende ter conhecimento da quantidade de clientes que não gostam do seu serviço, por exemplo.

Pesquisa Qualitativa: Trabalha com informações não estatísticas, levantadas por opniões, observações de uso, experiência e hábitos.

Explora dados mais subjetivamente, levando em consideração as particularidades dos entrevistados. Por exemplo, saber o motivo pelo qual seus clientes não estão satisfeitos.

Fiquem atentos!

A informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio. É necessário saber interpretar os dados!

Quer empreender? JRS Consultoria tem uma dica

Pesquisa de Mercado + Modelo de Negócios = Postura Preventiva

Para quem quer abrir um negócio com postura preventiva, com base sólida para que se possa tomar decisões mais concretas esses dois pontos são fundamentais.

Primeiro entender o mercado e todas as suas implicações para depois construir o modelo do seu negócio. 

Fale com um consultor!

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