Aprenda a escolher o ponto de venda ideal para o seu negócio
A escolha do ponto de venda ideal, principalmente para os varejistas, é essencial para que se possa atingir o público alvo e trazer grandes resultados.
Você com certeza já ouviu casos em que empresas tinham o produto ou serviço certo para as pessoas certas, porém estavam no lugar errado. A escolha do ponto de venda ideal, principalmente para os varejistas, é essencial para que se possa atingir o público alvo e trazer grandes resultados.
Você já ouviu falar sobre Geomarketing?
Geomarketing é uma técnica de Marketing que considera a visualização (mapas) e análise de dados como componente no processo de tomada de decisão. Sua origem baseia-se na ideia de que a localização geográfica dos clientes e dos estabelecimentos é peça fundamental na condução dos negócios. A partir desta visão, informações ganham nova dimensão de análise e visualização, passando a levar em consideração o contexto e as especificidades regionais de cada mercado.
O geomarketing trabalha em diversas áreas, mas como o foco desse artigo é em como encontrar o ponto de venda ideal, vamos nos deter, especificamente, no assunto.
Como o Geomarketing pode me auxiliar na escolha do ponto de venda ideal?
Escolher o ponto de venda não é tarefa fácil. Sendo assim, a partir da união de estratégias de marketing aliada a inteligência geográfica é possível entender as variáveis que influenciam diretamente na escolha do ponto comercial, como os possíveis consumidores, concorrência e outras especificações sobre a região. Esses fatores são decisivos para o sucesso ou fracasso do empreendimento. Do que adianta ter o melhor produto se não está no lugar certo?
Nesse cenário, quando colhidas essas informações, será possível traçar que tipo de comportamento a empresa deve ter e como agir de forma mais assertiva naquela região, e caso já tenha definido a proposta e o público alvo, através do geomarketing é possível trazer o embasamento se a localização se encaixa com o que foi definido. Isso permite reduzir incertezas e economizar o que poderia ser um grande prejuízo.
Como escolher o local ideal para abrir o seu negócio?
Não existe “receita pronta” que irá estabelecer o local que seja 100% perfeito para seu negócio. Porém existem algumas informações que você não pode deixar de levar em consideração para uma escolha assertiva e embasada.
Então, pegue o café e comece a anotar!
- Perfil de consumidores
O primeiro passo, é conhecer o perfil do consumidor do seu negócio. Isso porque quem eles são diz muito sobre o que consomem. Um jovem universitário tem muito mais chances de comprar um skate do que um aposentado de 60 anos de idade.
É interessante analisar a idade, renda média, gênero, hábitos de consumo e estilo de vida. Com essas informações em mãos, é possível descobrir com exatidão se aquele local possui potenciais clientes ou não.
Mas lembre-se: essas informações sozinhas não trazem segurança na tomada de decisão. O que diz realmente algo a respeito é o cruzamento de dados.
- População economicamente ativa da região
A População Economicamente Ativa ou PEA, é um conceito usado para medir a quantidade de pessoas que trabalham de forma remunerada ou que estão aptas a trabalhar e fazem esforço para tal. É esse pessoal que trabalha na região em que você pretende montar sua loja.
Com uma análise detalhada de PEA é possível descobrir até quanto da população pertence ao setor primário, secundário e terciário da economia, e, assim, estreitar ainda mais o estudo de perfil de público-alvo.
- Presença da concorrência
Conhecer os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio é fundamental. É preciso fazer um estudo minucioso de toda a concorrência para que se entenda como eles se posicionam no mercado e assim moldar como você vai agir, trazendo seus diferenciais.
Ter uma concorrência próxima também tem suas vantagens, alguns negócios saem na frente quando há comparação.
- Polos geradores de Tráfego
São localizações que atraem um grande fluxo de pessoas, como hospitais, escolas, universidades, shopping centers, bancos, grandes empresas. São estabelecimentos que geram circulação em determinado perímetro.
Mapeá-los traz muitos benefícios. Estar perto de um polo que gera um tráfego que condiz com seu público alvo é um ponto muito positivo. Imagine que você queira ter uma loja de produtos saudáveis, seria bastante interessante estar perto de academias e parques ao ar livre, por exemplo.
- Acessibilidade
Todos os pontos tratados até agora são muito importantes, porém se o ponto de venda não tiver uma boa acessibilidade tudo pode ser jogado por água a baixo! Lembre, por exemplo, quantas vezes você deixou de comer em algum restaurante que estava morrendo de vontade porque não tinha lugar para estacionar ou o retorno era muito longo?
Se você quiser analisar se o ponto de venda tem uma boa acessibilidade é imprescindível identificar de quais regiões os possíveis consumidores podem vim e se existe fácil acesso para isso, se há existência de estacionamentos, retornos próximos, qual tipo de via estar localizado o ponto, o tipo de fluxo de tráfego e também se há existência de acesso para clientes com deficiência.
- Observação subjetiva
Mesmo no geomarketing não tendo espaço para achismo, colher insumos baseados na observação subjetiva tanto de impressões pessoais quanto por meio de conversas com pessoas que frequentam a região podem trazer elementos qualitativos interessantes. Analisando as pessoas que frequentam, os portes dos carros que circulam, a limpeza das ruas , conservação do imóveis e buscando conversar com as pessoas da região, pode-se traçar subjetivamente o perfil do local e dos possíveis consumidores.
Como dito acima, as informações colhidas em cada uma dessas dicas se analisadas isoladamente não trazem segurança, o que diz realmente algo a respeito é o cruzamento de todas elas. Por isso que buscar um ponto de venda é um grande desafio.
Esse infográfico sobre ponto comercial foi desenvolvido pela Empreenda Brasil.
Pensando nisso, a JRS Consultoria, por prestar serviços como esse, indicou alguns check-lists básicos para ajudá-lo a entender alguns fatores que determinam a escolha de um ponto comercial de sucesso, mas saibam que existem outras variáveis que influenciam. Se você já tem uma empresa e quer expandir sua área de atuação ou pretende abrir um empreendimento mas não sabe onde, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!
THIAGO
14 de julho de 2020 em 17:31Boa tarde! Buscamos uma consultoria para nos ajudar a escolher o melhor ponto para nosso negócio.
Marketing
15 de julho de 2020 em 03:24Boa noite! Podemos agendar uma conversa sem compromisso?
Patricia
13 de outubro de 2021 em 03:56Olá, estou em busca de consultoria pra encontrar um ponto comercial
Marketing
13 de outubro de 2021 em 21:18olá, podemos marca uma reunião para escolhermos a melhor estratégia para a escolha do seu negocio