Consultoria empresarial: entenda como funciona.
Aprenda o que é consultoria empresarial e qual a sua importância para uma empresa.
Aprenda o que é consultoria empresarial e qual a sua importância para uma empresa.
Afinal, o que é consultoria empresarial?
Muitos empreendedores ainda tem dúvidas de qual a importância de uma consultoria empresarial e como esta pode ajudar a sua empresa a alavancar resultados, é uma dúvida muito recorrente de nossos clientes, não se preocupe.
E é exatamente por isso preparamos esse artigo para que você entenda melhor como atua uma consultoria de negócios.
Analisar, planejar e organizar são alguns dos muitos processos que uma consultoria empresarial trabalha.
Ela tem como principal objetivo auxiliar os gestores de empresas a melhorarem sua administração, atuando em áreas de gestão financeira, marketing, recursos humanos, inteligência de mercado, entre outras.
Nesse contexto, está enganado quem pensa que consultoria é apenas para grandes empresas, para uma empresa que está iniciando suas atividades é tão importante quanto!
Afinal, a consultoria empresarial permite que o negócio se estruture de forma adequada logo de início, adquirindo uma postura preventiva perante o mercado e reduzindo as incertezas, que em tempos de instabilidade econômica é essencial.
De acordo como o IBGE, a cada 10 empresas abertas, seis fecham antes de completar 5 anos, serviços de consultoria empresarial atua para mudar números como esse.
Como? Oferecendo serviços que proporcionem alternativas, ferramentas e informações que promovam soluções para muitos dos problemas encontrados nas empresas!
Sempre viando o equilíbrio ideal para formação de novas práticas e reinvenção de práticas já habituadas.
Vantagens e benefícios
No cenário dos negócios, cada vez mais competitivo, para manter-se no mercado é necessário acompanhar suas mudanças.
Desse modo, agilidade é ponto chave para o crescimento contínuo, uma consultoria empresarial pode proporcionar isso, apresentando uma visão crítica e analítica diferenciada, identificando necessidades e definindo soluções.
Além disso, permite um conhecimento do mercado mais aprofundado e maior propriedade para tomada de decisões, fazendo com que a empresa adquira uma postura preventiva, o que possibilita reduzir custos desnecessários, ser mais assertivo nos investimentos, aumento da produtividade e consequentemente melhores resultados.
Etapas de uma consultoria empresarial
Princípios de uma consultoria empresarial
Dessa forma, outro ponto importante a se destacar é que, por se tratar de uma visão externa do negócio, uma consultoria segue alguns princípios básicos como:
- Clareza nas relações;
A relação empresa/consultor precisa ser a mais clara e objetiva possível, e acima de tudo, sincera, para que os objetivos sejam alcançados.
- Compromisso com o cliente;
Comprometimento em oferecer as melhores ferramentas possíveis para auxiliar os gestores.
- Respeito à identidade do negócio;
Trabalho com respeito e profissionalismo sem interferência no que a empresa acredita, sem interferir na sua identidade para assim, poder agregar de forma efetiva e contribuir para o crescimento da empresa.